sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Gôndolas do teleférico do Alemão começam a circular no sábado

17/12/2010 - Jornal do Brasil

RIO - A Secretaria de Obras colocará em operação, neste sábado, sete gôndolas (cabines de transporte) do teleférico do complexo do Alemão, circulando entre as estações de Bonsucesso (inicial) e Baiana. Este teste é considerado o mais importante da etapa eletromecânica do sistema, que está em fase final para ser entregue ao público em março do próximo ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, na próxima terça-feira (21), a primeira viagem com passageiros, embarcado em uma gôndola.

Os testes de sábado serão iniciados às 11h30, com a presença do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, e do presidente da Emop, Ícaro Moreno, que estarão na estação de integração com sistema ferroviário de Bonsucesso, localizada na Praça das Nações, para dar detalhes sobre o funcionamento do sistema.

O teleférico do Alemão, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é o primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil. Além da estação de Bonsucesso, outras cinco foram construídas na comunidade – Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha. O percurso, de 3,5 quilômetros de extensão, será feito em aproximadamente 15 minutos. O sistema terá 152 gôndolas, com capacidade para transportar 3 mil passageiros por hora. Cada uma poderá conduzir 10 pessoas, sendo oito sentadas e duas em pé.

As estações vão contar, também, com equipamentos sociais. Na estação Morro do Adeus, por exemplo, onde, anteriormente, só havia acesso por intermédio de escadarias, haverá uma sala de leitura e uma agência do Banco do Brasil. Já a estação Morro do Alemão ganhará um centro de referência da juventude. A estação Itararé, que promove a integração com o conjunto habitacional da Poesi e o Colégio estadual Jornalista Tim Lopes, inaugurados recentemente, vai ganhar um centro de serviços à comunidade.

O sistema será entregue à população em março do próximo ano, depois da fase de dois meses de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário