Descoberto na Alemanha mapa teleférico que ligaria Copacabana à Tijuca, no Rio

30/10/2012 - O Globo

Poucos dias após a comemoração dos 100 anos da primeira viagem do bondinho do Pão de Açúcar, foi descoberto na Alemanha o mapa de outro teleférico, que ligaria Copacabana à Tijuca, no Rio. A data colocada no mapa que passou 100 anos guardado numa gaveta é de 5 de novembro de 1912, de acordo com o jornal "O Globo".
A empresa alemã Julius Pohlig AG planejou o teleférico que iria de Copacabana até a Tijuca. A companhia é a mesma que o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos contactou para construir o bondinho do Pão de Açúcar.
O mapa foi encontrado no Arquivo Industrial Renano-Westfaliano (RWWA, na sigla em alemão), em Colônia, na Alemanha. E ele só foi encontrado por conta do centenário do bondinho do Pão de Açúcar. Funcionários procuraram algo interessante para o prefeito de Colônia levar ao Rio na sua próxima visita.
"Dentro do material do bondinho do Pão de Açúcar, achamos um mapa com o título "Situação do projetado teleférico de pessoas". Quando se diz que algo é "projetado", significa que existia uma intenção concreta de realizar o projeto. Nós pensávamos que só podia ser o mapa da construção do bondinho até o Pão de Açúcar. Até que eu reparei que no mapa havia sete paradas e passagem pelo Corcovado. Talvez o projeto não tenha sido realizado por motivos financeiros", disse Ulrich Soénius, diretor do RWWA.



Enviado via iPhone