RJ: teleférico da Providência começa a operar em abril

07/01/2013 - The City Fix Brasil, Maria Fernanda Cavalcanti

Teleférico da Providência: interligando morros do Rio (Foto: Prefeitura do Rio)

Inspirados pelo exemplo de Medellín, na Colômbia, o Rio de Janeiro está investindo em teleféricos para facilitar a mobilidade dos moradores de regiões íngremes. Em dezembro, foi realizado o primeiro teste do sistema elevado que vai servir ao Morro da Providência, na zona portuária. A obra faz parte do programa Morar Carioca e deve ser aberta ao público em abril.

O teleférico contará com três estações que vão interligar a Providência (Praça Américo Brum) com a Central do Brasil e a Cidade do Samba (Gamboa). As gôndolas terão capacidade para transportar cerca de mil pessoas por hora.

A fase de testes vai até abril, quando o sistema será liberado para uso da população. Além do teleférico, também será construído um plano inclinado que ligará a Ladeira do Barroso à Praça do Cruzeiro.

A obra faz parte do programa Morar Carioca, da Prefeitura do Rio, que conta com investimentos de R$ 163 milhões para promover a integração de todas as favelas da cidade. Além do transporte, também saneamento, ruas, construções habitacionais e equipamentos sociais e esportivos serão modernizados no Morro da Providência.

EMBARQ Brasil e o Morar Carioca

A Prefeitura do Rio firmou compromisso com a integração social e física de sua população por meio do Projeto Morar Carioca. A meta do programa, que reúne a Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (SMH RJ) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), é melhorar as condições de habitação, transporte e serviços nas áreas de assentamentos informais e reurbanizar todas as favelas cariocas até 2020. O programa deve melhorar a vida de mais de 1,2 milhão de pessoas, quase 20% da população do Rio.

Para auxiliar no planejamento da mobilidade nas comunidades, a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) se tornou parceira da SMH e do IAB-RJ. Desta parceria foram realizados workshops de capacitação, além de uma viagem estratégica à Colômbia com objetivo de agregar conhecimento técnico ao projeto brasileiro.