Iniciados estudos para teleférico no Caminho da Fé

07/07/2017 - Diário do Nordeste

por Alex Pimentel - Colaborador

Image-0-Artigo-2265902-1
A Estátua de São Francisco é um dos pontos previstos para embarque e desembarque ( Foto: Cid Barbosa )

Canindé. Equipes técnicas da Secretaria de Assuntos Internacionais e da Prefeitura iniciaram estudos para instalação de um teleférico no corredor turístico-religioso desta cidade do Sertão Central. O equipamento de transporte suspenso deverá ter como pontos de embarque e desembarque a estátua de São Francisco, o zoológico do Santuário-Paróquia de São Francisco, a Praça do Romeiro e a Igreja do Cristo Rei. Serão aproximadamente 2Km de extensão, ligando os quatro pontos.

O assessor especial para Assuntos Internacionais do governo do Ceará, Antônio Balhmann, acompanhado do arquiteto especialista na construção de teleféricos, Evódio João de Sousa, inspecionou o corredor turístico de Canindé. A cidade é conhecida internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e a realizar a segunda maior romaria em homenagem ao Santo no mundo, perdendo para a terra natal de Francisco, Assis na Itália.

A comitiva municipal foi formada pelo pároco e reitor do Santuário, Frei Marconi Lins; o vice-prefeito, Jesus Romeiro, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos; o comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Luciano Wagner; o coordenador de projetos da Prefeitura, Ramon Silva; e os vereadores Assis Vieira e Chico. Juntos, visitaram os pontos estratégicos para a implantação do bondinho com os representantes do Estado.

Na avaliação do arquiteto Evódio de Sousa, os pontos inspecionados são seguros e possibilitam uma infraestrutura perfeita para o turismo. Resta agora o início dos estudos, com o apoio logístico da Prefeitura. Não foi definido um prazo específico para o início das obras. Ele foi o responsável pela instalação dos bondinhos de Camboriú e Nova Trento no Estado de Santa Catarina, Canela no Rio Grande do Sul, e ainda em Aparecida do Norte, São Paulo.

Balhamann informou não ter prazo específico para o início das obras. O projeto levará cerca de um ano para ser concluído. Ainda haverá licitação, mas o passo crucial para torná-lo realidade foi dado. A estimativa da obra é de até R$ 18 milhões. O bondinho será instalado por uma empresa de investidores suíços. A fase mais demorada será a construção da infraestrutura, com as áreas de embarque e desembarque, restaurantes e outros equipamentos. "O nosso foco são os religiosos e turistas", disse.

Em fevereiro, o governador Camilo Santana aprovou o projeto e garantiu recursos do Tesouro Estadual para a construção do teleférico e urbanização do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Cariri. Tradicional ponto de turismo religioso na região, o local recebe milhões de visitantes durante o ano.