Bombinhas construirá teleférico em parceria público-privada no Morro do Macaco


NSC Total - 18/09/2019 

Por Dagmara Spautz


Vista do Morro do Macaco, em Bombinhas (Foto: Maycon Rodrigues / BD)

A prefeitura de Bombinhas vai lançar ao mercado a proposta de um teleférico no Morro do Macaco, uma das trilhas ecológicas mais conhecidas da região. O projeto está em fase final de estudos, mas a tendência é que seja proposto em parceria público-privada – modelo em que o poder público cede a área, e uma empresa constrói e administra o empreendimento turístico.

O prefeito Paulo Dallago Müller diz que a ideia de um teleférico é antiga, mas que a prefeitura buscava o melhor local para a instalação. A escolha levou em conta a beleza cênica do Morro do Macaco e, segundo o prefeito, os riscos que a trilha atual oferece. Ele relata que, no último verão, helicópteros de resgate foram acionados seis vezes para buscar turistas que se feriram ao tentar subir o morro.

A proposta já provoca discussões em Bombinhas porque a área é um parque ambiental municipal, e ainda não possui plano de manejo – o que indicaria que tipo de empreendimento é possível, e quais os cuidados a serem tomados. Há uma campanha nas redes sociais para dizer não ao teleférico, alertando para o risco de que uma grande movimentação de turistas traga impacto ao meio ambiente.

O prefeito diz que a proposta é manter o equilíbrio ambiental do parque e também a trilha do Morro do Macaco, para quem preferir.