La Paz

A mobilidade urbana do futuro também é aérea


Por Álvaro Costa, Professor da Faculdade de Engenharia da UP

Existem cidades no mundo que se reinventaram economicamente com a construção de sistemas de transportes, por um lado, muito bem integrados no território e, por outro, que efetivamente resolveram as necessidades de mobilidade das pessoas. Destas destacam-se Bogotá com o Transmilenium (BRT), o Porto com o Metro do Porto (Elétricos), La Paz com o Mi Teleférico (Sistema por cabos) e Pontevedra com a sua aposta na pedonalização do espaço público.

As opções que se tomaram em termos de sistemas de transportes foram as que melhor resolviam os problemas de mobilidade da realidade de cada uma das cidades.

A propósito da vinda do César Dockweiler  

O especialista em teleféricos urbanos César Dockweiler está em Portugal, a convite da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do Estudo de Sistema de Transporte Público em Via Dedicada do Concelho de Guimarães, para partilhar o seu conhecimento na área.

César Dockweiler liderou, por mais de 8 anos, o projeto Mi Teleférico, na cidade de La Paz, Bolívia, a rede de teleféricos urbanos mais extensa do mundo, com 10 linhas interligadas e mais de 32 quilómetros de extensão.
 
A rede de teleféricos de La Paz tem sido distinguida pelo seu elevado compromisso social e de inovação.

O que tem La Paz de diferente ?

A área metropolitana de La Paz e El Alto tem hoje uma população de 1 800 000 habitantes, a maior área metropolitana da Bolívia. La Paz e El Alto experienciaram um crescimento populacional abrupto, com a população das duas cidades a duplicar nas últimas duas décadas. O caso de El Alto, a 4 000 metros de altitude, é particularmente notável. Tendo sido formalmente designada como cidade apenas em 1987, a população de El Alto aumentou de 11 000 habitantes em 1950 para mais de 1 milhão nos dias de hoje, tornando-se mais populosa que a própria capital La Paz, centro político e económico do país.

Com uma geografia entre cidades complicada e um crescimento populacional contínuo, o sistema de transporte público em La Paz mostrava-se incapaz de satisfazer as necessidades do elevado número de pessoas que se movimentava entre as duas cidades. Com problemas de congestionamento graves, associados a problemas de exclusão social e outros, a exigência de uma melhor qualidade de vida impunha uma solução de implementação rápida e eficaz para a mobilidade quotidiana.
 
Para responder a este problema foram várias as soluções estudadas, sendo que a solução final caiu sobre um sistema de transporte público não convencional – o Mi Teleférico. A opção por este meio de transporte foi suportada por várias razões, sendo que a topografia talvez tenha sido a mais importante de todas – as cidades de La Paz e El Alto têm uma diferença de cota de 420 metros, o que dificulta não só os movimentos entre as duas cidades como também dentro delas.

Da experiência adquirida na implementação do Mi Teleférico são várias as características que posicionam esta solução viável como opção tecnológica do serviço de transporte público.

Em 2012 o governo boliviano concretiza a ligação de teleférico entre as cidades de La Paz e El Alto, como uma grande aposta nacional. A primeira fase do sistema Mi Teleférico consistiu em três linhas – vermelha, amarela e verde –, com 10 km de extensão no total, 11 estações e 74 torres erguidas, para estarem completas em 2014.  O sistema transporta um total de 3 000 ppdph (passageiros por direção por hora), com 427 cabines, com capacidade para 10 pessoas cada, a entrar numa estação a cada 12 segundos. No ano da inauguração da primeira fase, em 2014, foi anunciada a construção de mais 20,3 km no sistema, distribuídos por seis novas linhas e servindo 23 novas estações. Desenhava-se assim o maior sistema de teleférico do mundo, que se construía num tempo recorde.

Os ganhos do serviço Mi Teleférico são incontornáveis, cortando o tempo de viagens entre as estações de La Paz e El Alto em 1 hora em 10 minutos e ligando de forma franca duas cidades anteriormente desconectadas e segregadas.

Mapa da rede de teleférico de La Paz


Da experiência adquirida na implementação do Mi Teleférico são várias as características que posicionam esta solução viável como opção tecnológica do serviço de transporte público. Entre eles estão, para além da solução de ligação entre cotas, o relativo baixo custo em relação aos sistemas mais pesados, o tempo de implementação, a pequena alteração da estrutura urbana existente, o baixo nível de emissão de carbono e o facto das pessoas se deslocarem a uma altura onde a qualidade do ar é substancialmente melhor que ao nível do solo.