Teleférico da Providência volta a funcionar depois de um mês


02/05/2025 - O Dia


Equipamento estava desativado desde o dia 2 de abril por causa de uma depredação no motor de emergência
 
 
Operação do Teleférico da Providência foi paralisada nesta quarta-feira (2)
Divulgação
 
 
Rio - A Prefeitura do Rio informou que o Teleférico da Providência, que liga o alto da comunidade à Central do Brasil e à Gamboa, na região central, voltará a funcionar na manhã deste sábado (3). O equipamento estava desativado desde o dia 2 de abril, quando houve uma depredação no motor de emergência e o serviço foi suspenso por questões de segurança.

De acordo com o Município, o transporte funcionará normalmente: das 6h às 23h, em dias úteis; das 6h às 19h, aos sábados; das 8h às 16h, aos domingos e feriados.

O consórcio Rio Providência, que identificou a falha, registrou um boletim de ocorrência de forma online. O teleférico foi reinaugurado em abril de 2024 com uma operação gradual e, desde fevereiro deste ano, funcionava com operação total, nos mesmos horários que retornarão neste sábado.

O equipamento é capaz de transportar até mil pessoas por hora em cada direção, com 16 gôndolas que comportam até oito passageiros cada uma, possuindo um trajeto de 721 metros. A viagem entre as estações ao pé do morro e seu topo leva em torno de três minutos. O teleférico também possui infraestrutura adaptada para portadores de necessidades especiais.