28/07/2025 - Bnamericas
Este comunicado de imprensa foi publicado em português com um sistema de tradução automática
A Linha 4 do Cablebús da Cidade do México, com 11,4 km, será a mais longa do mundo, com capacidade prevista para transportar 65.000 pessoas por dia em apenas 40 minutos, afirmou Andrés Lajous Loaeza, chefe da Agência Reguladora do Transporte Ferroviário ( ARTF).
Durante o anúncio do Projeto da Linha 4 do Cablebús Tlalpan-Coyoacán na Cidade do México, liderado pela presidente Claudia Sheinbaum Pardo, acompanhada pelo secretário de Infraestrutura, Comunicações e Transporte ( SICT ), Jesús Antonio Esteva Medina, Lajous Loeza destacou que além das vantagens do projeto já mencionadas, estão as múltiplas conexões que ele terá na Cidade do México, incluindo 30 bairros em Tlalpan, 9 bairros em Coyoacán e, em particular, a Ciudad Universitaria.
Ele disse que a Linha 4 do Cablebús terá conexões essenciais para os moradores de Tlalpan, principalmente com a Linha 3 do Metrô.
Isso permitirá que eles se conectem e atravessem toda a cidade de sul a norte, até Indios Verdes, passando pelo centro, com a Linha 1 do Metrobús, que também passa principalmente por Insurgentes, e com a Linha 12 do Trolebús, que passa pela Avenida del Imán e Avenida Aztecas. Também permite que eles se conectem com a Linha 2 e o VLT, para viajar até o centro ou a noroeste da Cidade do México.
O Instituto Nacional de Pediatria, o Parque Nacional, Fuentes Brotantes, o Mercado Miguel Hidalgo e até a ECOGUARDAS.
Ele afirmou que atualmente existem três linhas de Cablebús em operação. A Linha 1 em Cuautepec, no bairro de Gustavo A. Madero; a Linha 2 em Iztapalapa, na Serra de Santa Catarina — que atualmente é a maior linha de teleférico do mundo para transporte público — com mais de 10 km de extensão; e a Linha 3 em Chapultepec, um projeto de transporte público que também é um projeto turístico e cultural.
"Essas três linhas já atenderam mais de 160 milhões de viagens desde que foram inauguradas", enfatizou.
Essas três linhas reduzem o tempo de viagem, e é isso que pensarão os moradores de Pedregal de San Nicolás e que poderão chegar à Ciudad Universitaria. "É uma redução de cerca de 45% no tempo de viagem", enfatizou o responsável do SICT.
"Ou seja, se antes eles viajavam por uma hora, agora viajam por cerca de meia hora." Além disso, "é um serviço econômico, porque a tarifa é de 7 pesos, menos ou igual ao que o transporte público cobra por micro-ônibus ou ônibus."
O funcionário federal disse que esses sistemas são projetados para alcançar as áreas altas da cidade, ou áreas de difícil acesso, onde as distâncias podem não ser tão longas em linha reta, mas são maiores devido ao traçado das ruas ou declives.
Além disso, esses projetos são complementados por Caminhos Seguros, que permitem caminhadas fáceis, bem iluminadas e agradáveis até estações com calçadas.