Sistema servirá para o transporte de passageiros
Na última quinta-feira, 2, foram iniciados os testes com o teleférico do Complexo do Alemão, o primeiro do país a integrar o sistema de transportes de massa. Segundo o governo do Rio de Janeiro, nesse primeiro momento os engenheiros estão avaliando a aderência das gôndolas ao sistema de cabos, a fim de garantir a segurança dos futuros passageiros.
Ao todo, serão necessários três meses para que os testes sejam executados e o sistema possa ser entregue à comunidade, segundo informações divulgadas pelo secretário estadual de Obras, Hudson Braga,.
Os técnicos que acompanham o sistema existente em Medelín, na Colômbia, chegam ao Rio na próxima semana para ajudar na avaliação dos testes.
O teleférico, apontado como o principal projeto dentro das obras de urbanização do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Complexo do Alemão, servirá para o transporte de passageiros e para a retirada de lixo da comunidade.
Conforme o projeto, o teleférico ligará a estação ferroviária de Bonsucesso até a Fazendinha, em um trajeto de aproximadamente 3,9 quilômetros, com cinco estações no complexo (Morro do Adeus, Morro da Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha). Serão 152 gôndolas, que transportarão 30 mil passageiros diariamente.
O percurso que hoje é feito em uma hora e meia, entre Bonsucesso e a Fazendinha, irá para 19 minutos.