BID prevê licitação para expansão do teleférico de La Paz para primeiro semestre


18/12/2023 - Bnaméricas


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) espera que a licitação para a inclusão de 1,2 km ao sistema de teleférico da capital boliviana La Paz, conhecido como Mi Teleférico, seja lançada durante o primeiro semestre de 2024.

Também deverá ser lançada no primeiro semestre de 2024, a licitação para dois contratos relacionados ao projeto, que será financiado por meio de um empréstimo de US$ 62 milhões aprovado pelo multilateral em outubro.

O projeto, que faz parte da segunda fase do Mi Teleférico, envolve a expansão da linha Café do sistema, partindo da estação Las Villas até o bairro Pampahasi, no leste de La Paz. Esse componente exigiria US$ 45 milhões, de acordo com os documentos do banco.

A expansão, que envolve duas novas estações e 55 cabines extras, foi projetada para beneficiar 135 mil moradores e será realizada pela empresa estatal de teleféricos EETC MT, segundo o presidente da empresa, Alejandro Gonzales, em um comunicado à imprensa, no mês passado.

Para o primeiro semestre de 2024, está previsto o lançamento de licitações para dois contratos de consultoria. Um deles é voltado para obras de engenharia e outro para fiscalizar a transparência da licitação de construção.

Por fim, está prevista a licitação, também no primeiro semestre, de um contrato para fiscalização do projeto, construção e início da obra de expansão.