26/09/2025 - Se Ligue Bahia

O projeto do teleférico do Subúrbio, em Salvador, deu mais um passo com a garantia de financiamento internacional da Corporação Andina de Fomento (CAF). O equipamento será implantado em um trajeto de 4,3 km, ligando os bairros de Praia Grande a Campinas de Pirajá, com quatro estações: Praia Grande, Rio Sena (Projeto Mané Dendê), Pirajá e Campinas de Pirajá, que terá integração com o metrô.
A iniciativa nasceu de um projeto de indicação de autoria do vereador Orlando Palhinha (União Brasil). O edil comemorou a conquista e destacou o impacto da obra para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
“O teleférico é mais do que um novo meio de transporte, é a realização de um sonho coletivo, que coloca Salvador em sintonia com soluções modernas de mobilidade urbana já adotadas em grandes cidades do mundo, que vai facilitar a vida de milhares de moradores, oferecendo um transporte moderno, rápido e seguro. Além disso, terá uma vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos”, disse o vereador.
Serão 197 cabines panorâmicas, com capacidade para 10 pessoas cada, transportando cerca de 4 mil passageiros por hora nos dois sentidos. O sistema contará ainda com 27 torres, que chegarão a 45 metros de altura em alguns pontos, oferecendo vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos.
De acordo com a Prefeitura, a licitação para definir a empresa responsável pela operação será lançada em janeiro de 2026. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre do mesmo ano, com prazo estimado de três anos para execução.